Guia de monetização

A primeira edição deste Guia de Monetização foi publicada em agosto de 2021, como resultado da assessoria jurídica às edutechs e organizações participantes do Fundo de Apoio à Aprendizagem, durante à Covid-19, prestada pelo escritório Pessoa Valente  Advogados, ao longo do 2º semestre de 2020, e apoiada pela Fundação Lemann e Imaginable Futures. A fim de compartilhar a experiência, e multiplicar o impacto do Fundo para todo o ecossistema de inovação em educação, surgiu a ideia de elaborar este Guia de Monetização.

Em 2023, a Imaginable Future convidou o escritório Pessoa Valente Advogados para atualizar o Guia de Monetização, adequando-o às atualidades que surgiram, desde a primeira edição. As novidades dessa 2ª edição contemplam novas normas (o Marco Legal das Startups – MLS, Lei Complementar 182/2021 e o Decreto Federal 11.317/2022), novas experiências de sucesso, como o Programa ImpulsiONar e novas ferramentas voltadas à facilitação de licitações e contratações públicas, como a Plataforma de Compras Públicas para Inovação (CPIN).

Esta 2ª edição é resultado de valiosa experiência no Programa ImpulsiONar (2021). O Programa, financiado pela Fundação Lemann, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Imaginable Futures, coordenado pela aceleradora de impacto Quintessa e com o parceiro pedagógico Instituto Reúna, possibilitou repensar as estratégias de monetização das edutechs beneficiadas, além de promover a utilização e aplicação do MLS em municípios pequenos. O aprendizado da interação com as edutechs foi refletido nessa 2ª edição do Guia de Monetização, dando continuidade à missão de disseminar boas ideias e boas práticas para todo o ecossistema da educação.

O objetivo do Guia continua sendo o de consolidar a experiência da assessoria jurídica, para orientar edutechs que queiram definir e/ou aperfeiçoar sua estratégia de vendas no modelo B2G. É especialmente voltado para edutechs que possuem nenhuma ou pouca experiência no relacionamento com governos, funcionando como uma orientação para os primeiros passos nesse longo caminho. É o público-alvo que diferencia este manual. Existem muitos bons guias de compras públicas de inovação, mas a maioria deles auxilia o gestor público a construir o processo de compras interno e externo, na forma exigida pela legislação brasileira.1 Este é diferente: o foco é ajudar edutechs, que possuam soluções inovadoras e queiram impactar a educação pública.

Acesse em: https://programaimpulsionar.com.br/guiademonetizacao2/

 

BAIXAR PDF